Escuteiros de São Jorge ajudam a preservar biodiversidade com plantação de espécies endémicas
No passado dia 22 de março de 2025, o projeto LIFE IP CLIMAZ, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, promoveu uma ação de plantação de espécies endémicas em parceria com o Corpo Nacional de Escutas da Ilha de São Jorge, integrada também no projeto mundial “Trees of the World”.
A atividade teve como principal objetivo sensibilizar os escuteiros para a importância da biodiversidade e da preservação das espécies endémicas dos Açores, reforçando ainda o papel fundamental dos ecossistemas ribeirinhos na mitigação dos impactos das alterações climáticas. Esta ação, ocorreu num ambiente dinâmico e educativo onde foram plantadas as seguinte espécies endémicas:
🌿 Pau-branco (Picconia azorica)
🌿 Folhado (Viburnum treleasei)
🌿 Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum)
🌿 Tamujo (Myrsine africana)
🌿 Azevinho (Ilex azorica)
Esta iniciativa revelou-se uma excelente oportunidade ao envolver uma população jovem na promoção e divulgação do projeto LIFE IP CLIMAZ, ao mesmo tempo em que incentivou a comunidade a participar na proteção da biodiversidade dos Açores.
A colaboração com o Corpo Nacional de Escutas proporcionou uma experiência educativa enriquecedora na Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge, estimulando as novas gerações a desenvolverem uma maior consciência ecológica e um compromisso ativo com a preservação da natureza.
Fique a par destas e outras ações em : https://www.lifeipclimaz.com/?lang=pt-PT