31 anos de Campanha SOS Cagarro
Há 31 anos que a campanha SOS Cagarro é operacionalizada no Arquipélago dos Açores. Esta iniciativa, é promovida pelo Governo Regional, através da Direção Regional de Políticas Marítimas, com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, tendo como parceiros institucionais os Serviços de Ambiente e Ação Climática/ Parques Naturais de Ilha.
A Campanha SOS Cagarro, a maior e mais antiga campanha de educação e conservação ambiental dos Açores, visa o salvamento desta ave que nidifica no arquipélago, albergando cerca de 75% dos casais reprodutores desta espécie.
Os Cagarros adultos voltam a ocupar os seus ninhos a partir do final de fevereiro, que são colocados em cavidades naturais e fendas na rocha. Os acasalamentos ocorrem até meados de maio, antes das fêmeas regressarem para o mar, onde irão armazenar as reservas energéticas e os nutrientes para a postura do seu único ovo.
As posturas decorrem essencialmente no final de maio com os dois progenitores a trocar de turnos durante a incubação, que dura 54 dias em média. As crias eclodem durante a segunda metade de julho, sendo alimentadas à noite pelos dois progenitores, partindo dos ninhos entre o final de outubro e o início de novembro.
É nesta altura, que com o apoio da comunidade e de várias entidades, são realizadas brigadas noturnas para o salvamento dos cagarros juvenis que voam pela primeira vez e ficam sujeitos a diversas ameaças, devido ao encandeamento pelas luzes artificiais.
Cerca de 25% dos salvamentos efetuados durante a campanha, são realizados na Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge. Este fenómeno é bem conhecido da população, sendo que muitos já o fazem individualmente, salvando e libertando os cagarros na manhã seguinte, ano após ano.
http://portal.azores.gov.pt/web/drp,/sos-cagarro
@cagarro@azores.gov.pt
Linha SOS Ambiente: (+351) 800 292 800, rede fixa nacional